"Sempre ficamos ansiosos quando vai iniciar alguma corrida ou campeonato, sabendo que no grid existem dinossauros, atores de terror, loucos e fanáticos por rally. Não tínhamos certeza se haveria o campeonato (WROC) a definição veio em em duas semanas por felicidade da equipe. Com a confirmação fomos testar os carros do WRC 2011 e descobrir qual seria a adaptação mais rápida, pois estamos no Codasur de N4 e no campeonato Argentino que também é categoria N4, é um pulo nas reações, velocidade e perda de aderência em curvas do N4 para o WRC.
Após selecionarmos o MINI para disputa do WRoC, iniciamos teste para acertos em todos os tipos de solo e condições climáticas, haja visto que não é popular o rally em asfalto na america do sul e bastante comum na europa. A 1ª etapa será no asfalto no tradicional rally do Corcovado "fictício" no calendário do WRoC.
Vário acertos e enfim conseguimos quase todos os acertos, mas o de asfalto ficou um carro na mão e preciso caso haja necessidade de andar acima do limite, onde ocorreu sérios fatores que nos deixam desanimados ao desenrolar a etapa:
No 1º dia LEG 01
SS01 - Super prime - Copacabana - ganhamos a especial com quase 3 segundo a frente dos forte ao título do WRoC 2014, isso foi um injeção de animo já no inicio do rally
SS02- Vista chinesa - estávamos muito rápido! numa saída de curva pegamos um fotografo com isso um CFH "Call For Help" levando 30 segundos de penalty fora a perda de tempo em retomar a velocidade isso nos custou mais de 40 segundos dentro da especial e viemos recuperando finalizando com 31.5 segundos atrás do ganhador da especial, mas é um balde de água fria, sabendo que o rally e longo e árduo seguimos em frente
SS03 - Pico da tijuca - fomos mais moderados, erramos algumas tomadas de curva que nos custou segundos preciosos e terminamos em 5 na especial com 4 segundos atrás do ganhador
SS04- Sumare - A especial perfeita, sem erros e constante, não abusamos, já que estamos atras do prejuízo com 28 segundos atras do ponteiro, recuperamos 2 segundos na classificação geral, contentes com a vitoria na especial mas temos muito tempo para remar e diminuir essa distancia
SS05 - subida do imperador - Não foi a especial perfeita, foi satisfatória pois ganhamos mais uma especial e reduzimos para 24 segundos a diferença do lider
SS06 - Faltando menos de 200 metros pro fim da especial uma E2//D1 e vinhamos um pouco acima da velocidade passamo reto na D1 e arrancamos o cárter do carro e usamos o SR "Super Rally" mais 5 minutos de penalidade.... foi o desanimo, mas com esperança de que os concorrentes também tivessem essas dificuldades, que não ocorreu neste 1º dia.
Erguer a cabeça e pensar em pontuar nesta etapa. sabendo que o segundo dia será mais dificil com 4'30" pra descontar não será facil"
Vídeo SS04 link:
http://youtu.be/aLj8YP19yWg
-- Edited by Marcelo on Thursday 25th of September 2014 07:28:43 PM
Primeira etapa do campeonato, sempre dá uma ansiedade, mas na hora que tudo começa, toda ansiedade fica pra trás e entra o nervosismo de não poder errar nada e jogar a etapa fora.
Leg 01: Tudo certo, o Polo não é uma carro muito bom no asfalto, manter ele na pista é muito difícil, mas acabou tudo dando certo. Único erro foi na SS06, onde bati em uma pedra faltando 500m pro final, fiquei só com a 3ª marcha e o carro começou a aquecer, mas como era a muito próximo ao final, deu pra completar.
Leg 02: Outra vez tudo certo, sempre acompanhando os tempos do Marcelo, o que é muito bom. Na primeira passada errei o setup do carro, e corri todas as especiais com o setup de gravel, mas dei sorte que eram especiais pequenas, segunda passada tudo ok.
Leg 03: De cara, já nas primeiras curvas acabei atropelando um pessoal, e na segunda especial uma rodada muito bisonha, então o resto tudo tranquilo, fiz o Power Stage com muita calma, não adianta correr atrás de 3 pontos correndo o risco de perder todo o rally.
Primeira competição "oficial" com um WRC, muito diferente dos N4 que até então eu vinha andando!
Leg 01: SS01 foi de leve, para sondar o carro e ir se acostumando com a tocada "sob pressão" de um campeonato! O carro ficou com um setup bom e levei 8 s do primeiro colocado. Fomos para a SS02, a mais longa do dia, a Vista Chinesa!! No trecho de subida o carro foi bem, tava ligeiramente traseiro mas deu para levar, mas no trecho de descida foi o diabo!! A traseira tinha vida própria e duas caídas na ribanceira e uma capotada forçaram 3 CfH o que acabou com o meu rally! SS03 e 04 tranquilas com uma rodada na 4, aí veio novamente o problema do dia!! Na SS05 o mesmo problema da 2 mas dessa vez fui mais devagar na descida, mas mesmo assim um CfH!
Leg 02:
Com a repetição das SS da Leg01, alterei o setup do carro e fomos ver no que daria! Melhorou mas mesmo assim ma SS11, Subida do Imperador II uma escapada de pista no final me atrasou um pouco. As demais especiais foram de boa!
Leg 03: Mais alteração no setup, sem contudo melhorar a traseira em trechos de descida! Resultado: mais perda de tempos preciosos na SS13 Pico da Tijuca II e SS14 Vista Chinesa II. No Power Stage o carro tava bem equilibrado e deu para andar bem!
Ótimo Rally, uma nova experiência e necessitando de muito treino para entender o comportamento da barata nova!